Beber água é chave para a longevidade

Um caminho simples para viver muito e com qualidade – longevidade – é conseguido quase sem esforço (dizemos quase porque passamos 2015 apertados): bebendo muita água e usando a água a nosso favor. Os gerontólogos da consultoria Velhice com Carinho alertam que brasileiros tem substituído em muito a água por outros líquidos, numa conduta que pode trazer problemas tanto para idosos quanto para quem é mais jovem.

“Beber água é muito bom, e só não é indicado para quem tem problemas renais; todas as outras pessoas, em qualquer idade, devem usar e abusar deste ótimo recurso”, afirma Suyen Miranda, gerontóloga responsável e que dá as dicas de como aproveitar bem este recurso tanto para a terceira idade quanto em todos os momentos:

Para quem quer emagrecer, a dica é beber água quando sentir a sensação de fome. Muitas vezes o que parece ser aquela fome intensa é a necessidade orgânica de água, que gera o mesmo impulso cerebral da fome. Não fique preocupado pensando que irá morrer de desnutrição por beber água – se após o primeiro copo a sensação voltar, é fome e trate de se alimentar direito! Caso contrário, era a sede se disfarçando de fome, algo muito comum.

Quanto beber no dia a dia?
Se um litro for muito para você, comece bebendo 500ml, de forma limpa (sem ser suco ou adoçada, ou como chá) e acrescente sucos, chás e líquidos na alimentação.

Ao começar a beber mais água seu organismo irá sinalizar o quanto gosta de receber a cada dia; para quem é idoso, muitas vezes este alarme natural não funciona tão bem, então fica a referência de um litro e meio ao menos diariamente. Se pedir mais, excelente, beba mais água.

Outra dica é ver a cor da urina: quanto mais amarelo clara ela for, melhor – sinal que a ingestão de água está equilibrada. Urina muito amarela ou transparente aponta que há falta ou excesso.

Beber água e dormir, isso dá certo?
Para muita gente um impeditivo em beber água é ter que acordar de madrugada para ir ao banheiro. Se isso for o seu bloqueio para beber água, programe sua ingestão de líquidos para até as 20h considerando que vá dormir às 23h.

Procure tomar água durante o dia para que o organismo se hidrate nos momentos de maior calor, e com isso estar bem durante a noite, podendo até ter um sono sem interrupções.

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