Dia do Pilates é comemorado pela primeira vez no Brasil

No dia 9 de outubro foi celebrado, pela primeira vez no Brasil, o Dia do Pilates, em homenagem aos 50 anos de legado de Joseph Hubertus Pilates, criador do método que leva seu sobrenome. Nesta data, mais de 300 studios pelo país fizeram atividades comemorativas como uma aula que seguiu o mesmo formato e sequência propostos originalmente por Pilates e que foi realizada simultaneamente em todos os locais participantes.

Essa foi a maior celebração do Método Pilates do mundo, organizada pelo The Pilates Studio Brasil (www.pilates.com.br), rede que está no país desde 1998 e que é a detentora da Contrologia, a autêntica metodologia de condicionamento físico e mental criada por Joseph Pilates há mais de 100 anos. “Manter os conhecimentos acumulados e organizados de forma integral e respeitosa com quem o construiu é o sentido profundo de manter o legado. O Pilates não é uma atividade física da moda, ele veio para ficar. Nos últimos 20 anos, foi a metodologia que mais cresceu no mundo entre as pessoas que procuram melhorar sua saúde e qualidade de vida”, destaca Inelia Garcia, diretora técnica da rede que conta com 47 unidades no Brasil, entre studios próprios e franqueados, quatro em Portugal e duas no Chile.

Ao longo do dia 9, foram realizados vários aulões nos studios em comemoração ao Dia do Pilates e sorteadas camisetas do evento, além de ter sido oferecido águas aromatizadas, maçãs frescas e frutas secas aos alunos. “Com esse primeiro evento, pretendemos que ainda mais pessoas tenham a oportunidade de vivenciar o método do Autêntico Pilates, que é referência no mercado, e seus benefícios”, diz a diretora do The Pilates Studio Brasil.

De acordo com a especialista, que é graduada em Educação Física pela Universidade do Chile, pós-graduada em Ginástica de Manutenção e Atividade Física, Saúde e Envelhecimento e mora há mais de 25 anos no Brasil, Joseph dizia que o primeiro quesito para alcançar a felicidade é um bom condicionamento físico, portanto o Pilates ajuda seus praticantes a serem mais felizes. “Hoje se reconhece e se valoriza o legado deixado por Joseph Pilates, por isso nada mais justo do que fazer essa homenagem após 50 anos da sua ausência. Esse dia ainda não é oficial, mas é o primeiro passo para que seja uma data comemorativa no calendário do país”, conclui Inelia.

Sobre o Autêntico Pilates

Joseph Pilates nasceu em 1880, na Alemanha, e, com uma saúde debilitada, dedicou sua vida a superar suas dificuldades. Inspirado em conhecimentos de civilizações da Antiguidade Oriental e Ocidental, estudou anatomia e fisiologia, desenvolveu exercícios, técnicas e aparelhos e criou o método que leva seu nome. Em meados do século XX conheceu a bailarina Romana Kryzanowska, que sofria com uma lesão no tornozelo, conseguiu recuperar-se por meio do Pilates e recebeu a incumbência de cuidar de todo o sistema e registros do seu legado antes de Joseph falecer, em 1967. Anos depois, a Grand-Master Teacher Romana formou Inelia Garcia e a nomeou Teacher of the Teacher para continuar sua missão no Brasil e na América Latina, capacitando profissionais para trabalhar com a metodologia.

O Autêntico Método Pilates de Condicionamento Físico e Mental (ou Contrologia) muda o corpo e a vida dos praticantes por meio de um sistema complexo de movimentos seguros e eficazes que ajuda as pessoas a cuidar do próprio corpo e conquistar uma vida saudável e feliz. Por meio da prática que trabalha de forma global e integrada o corpo físico, mental e emocional, alunos a partir dos 10 anos conseguem melhorar postura, concentração, capacidade vascular e cardiorrespiratória, força, flexibilidade, resistência e controle motor, reduzir tensão muscular, estresse, fadiga e dores crônicas, eliminar as consequências do sedentarismo, reabilitar lesões e desacelerar processos degenerativos e de envelhecimento. Mais informações em www.pilates.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *