Iamspe lança manual gratuito sobre uso seguro de medicamentos em pacientes com sonda enteral

Iamspe lança manual gratuito sobre uso seguro de medicamentos em pacientes com sonda enteral

O Serviço de Nutrologia e a Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) disponibilizou gratuitamente o recém-lançado Manual de Administração de Medicamentos por Vias Enterais. A publicação é direcionada aos profissionais de saúde do HSPE e outras instituições que administram em seus pacientes medicações por sonda nasoenteral.

O novo guia, além de oferecer a relação dos medicamentos padronizados utilizados no HSPE, reforça a necessidade de observar a particularidade de cada medicamento como comprimidos, cápsulas oleosas e o tempo de pausa na dieta de cada paciente. O material será atualizado a cada dois anos e já está disponível para download no site do Iamspe: www.iamspe.sp.gov.br/sua-saude/publicacoes-de-saude/ (clique em Cartilhas, Guias e Manuais).

“Alguns profissionais de saúde ignoram algumas interações medicamentosas sobre o tempo do jejum. Vários medicamentos, alguns antibióticos e remédios para tireoide precisam ser tomados em um jejum rígido, uma hora antes da refeição e uma ou duas horas após”, enfatiza a Dra. Maria Ângela Souza, diretora do Serviço de Nutrologia do HSPE e idealizadora do manual.

“A criação deste manual independe da pandemia da Covid-19, mas está sendo muito utilizado neste período uma vez que pacientes necessitam de segurança na aplicação de medicamentos, seja em casa ou em ambiente hospitalar”, complementa a Dra. Maria Ângela.

Além de contribuir com o trabalho da terapia clínica, o manual agrega conhecimento e oferece mais segurança e eficiência para as pessoas que administram qualquer tipo de medicação por meio de sonda enteral.

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo (Iamspe) é o sistema de saúde do servidor público estadual. Com uma rede de assistência própria e credenciada presente em mais de 100 municípios, o Iamspe oferece atendimento a 1,3 milhão de pessoas, entre funcionários públicos estaduais e seus dependentes.