5 prejuízos das bebidas alcoólicas para quem está tentando se manter ativo e forte na quarentena

Álcool e exercícios físicos não combinam

Principalmente durante a quarentena, a ingestão de bebidas alcoólicas regularmente traz consequências à saúde e pode jogar por água abaixo os sofridos resultados de sua atividade física em casa, na medida em que causa mau desempenho físico, reduz o ganho de massa muscular e diminui o metabolismo.

O consumo de álcool e a realização de atividades físicas definitivamente não combinam. Durante o isolamento social para diminuir o contágio pelo Novo Coronavírus, essa máxima torna-se ainda mais real. Basta beber um pouco a mais em um dia para perceber, no dia seguinte, que algo não vai tão bem como de costume; e é claro, isso prejudica também seu desempenho nos exercícios e os resultados, que já estão tão difíceis por conta da limitação em se exercitar dentro de casa. “O álcool deve ser evitado por pessoas que não exigem muito do corpo e, também, por aqueles que praticam atividades físicas com o objetivo de emagrecer ou de ter hipertrofia. Quem pratica exercícios e consome uma quantidade significativa de álcool com frequência apresenta uma deterioração da qualidade física. Isso por que o álcool diminui a força, a velocidade, a capacidade cardiorrespiratória e a resposta muscular. Além disso, a substância prejudica também o equilíbrio e a respiração”, explica a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia. A seguir, a Dra. Marcella lista 5 consequências negativas que o álcool traz ao nosso organismo e explica por que você deve reduzir ao máximo o consumo de bebidas durante a quarentena:

  • Desidratação: “O álcool presente nas bebidas age diminuindo a produção do hormônio antidiurético, responsável por regular a perda de água do organismo. Isso faz com que eliminemos mais água, sendo essa a causa de irmos tantas vezes ao banheiro quando consumimos a substância. Além disso, o etanol eleva a pressão arterial e aumenta a produção de suor, contribuindo ainda mais para o quadro de desidratação. Nesse processo todo, perdemos sais minerais, como o sódio e o potássio, além de importantes vitaminas, como as do complexo B. A glicose no sangue, principal fonte de energia para o nosso cérebro, também diminui”, explica a Dra. Marcella, que complementa: “A prática de atividades físicas com o álcool ainda em nosso sistema se torna perigosa, uma vez que a substância aumenta a frequência cardíaca devido ao distúrbio de água e eletrólitos.”
  • Prejuízo do ganho de massa muscular: “Isso acontece pela junção de alguns fatores. O primeiro ponto é que o álcool afeta negativamente a síntese de proteína, processo no qual os aminoácidos são unidos para formar proteínas completas. Outro fator é que o álcool reduz os níveis de testosterona, hormônio mais importante para o fortalecimento muscular. Além disso as vitaminas A, C, as do complexo B, cálcio, zinco e fósforo, importantes para a construção muscular, são drenadas rapidamente quando o álcool está presente no organismo.”
  • Redução do Metabolismo: O fígado é o responsável por digerir as bebidas alcóolicas. Porém, esse mesmo órgão é o responsável pelo metabolismo de gordura. “O fígado trabalha diariamente quebrando as gorduras da sua alimentação e eliminando as toxinas. Quando você bebe álcool, acaba adicionando mais uma tarefa na função do órgão. Dessa forma, seu fígado não consegue processar a gordura de maneira tão rápida e eficientemente pois estará, também, trabalhando para expelir o álcool. Como consequência, ocorre a desaceleração do metabolismo”, explica a nutróloga.
  • Hipoglicemia: “A realização de exercícios físicos requer energia, que vem dos carboidratos e da glicose metabolizada pelo organismo. Isso faz com que a atividade física, por si só, já promova uma diminuição da glicose no organismo. Com a adição do álcool, o fígado fica tão sobrecarregado em lidar com a substância que desliga a produção de glicose – acentuando ainda mais o déficit. Isso tudo faz com que o corpo comece a usar a proteína como fonte de energia, já que não há mais glicose suficiente no organismo, prejudicando o desempenho das atividades físicas”, alerta a Dra. Marcella.
  • Gatilho para má alimentação: “O álcool traz sensação de saciedade, já que é extremamente calórico. Isso nos deixa suscetível a pular refeições e nos alimentarmos de forma desequilibrada. No dia seguinte do consumo o efeito é diferente: o álcool estimula um aumento da galanina, substância presente em nosso cérebro, o que nos leva a desejar alimentos excessivamente gordurosos.”

Por fim, a médica diz que o álcool não deve ser ingerido por praticantes de atividades físicas que almejam atingir resultados satisfatórios, principalmente nesse momento de pandemia. “Não existe um nível seguro para o consumo. É bom estar ciente dos prejuízos que o álcool traz à pratica esportiva e, sobretudo, à saúde no geral”, finaliza a Dra. Marcella Garcez.

FONTE: DRA. MARCELLA GARCEZ, Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN.