Para que serve um purificador de água?

Segundo dados, 34 milhões de brasileiros não possuem acesso à água potável. Além disso, até mesmo quem possui água tratada em casa pode estar colocando em risco sua saúde devido ao próprio sistema de distribuição. Mas você sabia que neste caso o uso de filtro e purificador de água pode ser a solução?

A Vigilância Sanitária alega que a água de uso doméstico não precisa ser filtrada, visto que ela já é tratada nas estações de tratamento. No entanto, é possível que o tratamento da água seja indevido ou que o sistema de encanamento e armazenamento contamine a água.

Quando na água há a concentração de bactérias e microorganismos, aparência turva, apresentação de cheiro, partículas de sujeira e gosto alterado, essa água está imprópria para o consumo.

Por este motivo, separamos para você as funções de um purificador de água. Saiba mais como este equipamento pode garantir saúde à sua família.

Eliminação de bactérias e detritos

Este aparelho é capaz de eliminar até 99% das bactérias que se concentram, por exemplo, nas caixas d’águas. Além disso, o purificador de água elétrico, a partir do seu sistema de retenção, retira detritos como areia e qualquer contaminação presente na água, até mesmo vírus, que pode proporcionar diversas doenças.

Reduzir concentração de cloro

O cloro, apesar de ser eficaz ao eliminar impurezas da água, seu consumo em altas concentrações pode ser tóxico e nocivo à saúde. Entre as consequências do consumo dessa substância, estão o ressecamento e irritação das vias respiratórias, edema pulmonar, doenças cardiovasculares, intoxicação e queimaduras.

Entretanto, esse produto é adicionado durante o tratamento nas estações. Para evitar que a água apresente cloro em grandes quantidades, os purificadores de água com filtro reduzem ao máximo a concentração desse gás, além de eliminar sais e cloretos.

É importante ressaltar que este equipamento está presente, por exemplo, em bebedouros industriais e em bebedouro de água convencional.

Como escolher um purificador de água?

Antes de instalar um purificador de água em sua casa, é necessário tomar certos cuidados na hora da compra. Primeiramente, verifique se o produto é certificado pelo INMETRO. Se sim, significa que o sistema de filtragem do equipamento já foi testado e que realmente remove as impurezas que promete.

A certificação ISO 9001 também pode te assegurar se a fabricação do produto está dentro das normas. Além disso, compare os preços! Compre um purificador de água natural e gelada que atenda seu orçamento e que garanta água própria para consumo.